Quantas vezes Uni impediu eles de voltarem para casa?

Praticamente impossível encontrar alguém nascido entre 70-90 que não seja fã de Caverna do Dragão. O desenho era o que havia de melhor nas manhãs de nossas infâncias, junto com Thundercats, Tartarugas Ninja e tantos outros. Segundo a wikipedia, a série foi criada pela Marvel em conjunto com a TSR e Toei Animation, baseado no famoso RPG Dungeous & Dragons.

Eu lembro que cheguei a ouvir um papo certa vez de que era baseado em aventurais “reais” de um grupo de amigos que se reuniam para jogar todos os finais de semana e “venderam os direitos” para a produtora. Essas lendas que alguém inventa, os amigos acham legal e acabam espalhando.

Infelizmente, a D&D Corp fechou e, dadas algumas dificuldades, os demais parceiros optaram pelo cancelamento da série antes mesmo do fim da terceira temporada, apesar do enorme sucesso. O episódio final jamais viria a público… até agora.

Mas antes de falar sobre isso, que tal revisitar todos os 27 episódios da série, para tentarmos responder à pergunta acima?

Temporada 1: 1983-1984

01 – The Night of No Tomorrow (A Noite sem Amanhã)

O primeiro episódio começa sem grandes explicações de como eles foram parar naquele mundo, já que isso é apresentado de relance na abertura da série (que a Globo nunca mostrava). Aqui eles já estão em busca de um caminho para casa e topam com o lendário mágico Merlin, que convence Presto a se tornar seu aprendiz.

Merlin, claro, era o Vingador disfarçado, que precisava de Presto para desfazer um feitiço lançado séculos atrás e trazer de volta seus dragões. Quando as criaturas renascidas começam a destruir a vila local, os amigos vão ao resgate de Presto, que consegue desfazer a burrada, contando com a inadvertida ajuda de Tiamat, o único que o Vingador teme em todo o Reino.

02 – Eye of the Beholder (O Olho do Observador)

Eu acho que esse é o episódio que mais passava na Globo, pelo que me lembro. O Mestre dos Magos diz que eles tem de vencer uma criatura chamada O Observador para voltar para casa. Para tanto, eles acabam contando com a ajuda de um Cavaleiro covarde, que busca realizar um ato de bravura para manter o emprego.

Eles conseguem derrotar a criatura e o portal se abre, mas o Vingador surge para atacar o Cavaleiro por conta de sua traição. Sem escolha, eles decidem voltar para ajudar o amigo.

03 – The Hall of Bones (O Salão dos Ossos)

As armas estão ficando enfraquecidas, então o Mestre dos Magos lhes diz que eles tem de ir até o Salão dos Ossos para recarregá-las. É claro, o Vingador quer as armas para si e se interpõe entre eles. Um confronto se dá, mas eles conseguem fugir e deixar a batalha para os espíritos dos guerreiros caídos, que aparentemente dão um fim no vilão.

04 – Valley of the Unicorns (O Vale dos Unicórnios)

Uni é sequestrada por um feiticeiro chamado Kelek, que caça unicórnios para roubar-lhes o chifre, que detém poderes mágicos. Para derrotá-lo, os heróis buscam a improvável ajuda do Vingador e aproveitam o duelo entre os dois para salvar os animais.

05 – In Search of the Dungeon Master (Em Busca do Mestre dos Magos)

O Mestre dos Magos é capturado por um caçador de recompensas que quer vendê-lo ao Vingador. Quando vão ao encalço do vilão, os heróis acabam capturados pelos orcs para servirem de escravos nas minas, exceto por Sheila, que consegue ficar invisível no momento certo.

Ela então consegue reaver as armas de seus amigos para ajudá-los a escapar e eles logo libertam o Mestre. É nesse episódio que vemos pela primeira vez um confronto entre o Mestre dos Magos e o Vingador, no qual esse último acaba levando uma surra.

06 – Beauty and the Bogbeast (A Bela e a Fera do Pântano)

Num dos poucos episódios sem o Vingador, o Mestre dos Magos encontra um caminho de volta para o mundo natal do heróis e lhes diz para encontrar o rio que corre ao contrário. No caminho, porém, Eric acaba cheirando uma flor que lhe transforma em uma criatura anfíbia, uma Fera do Pântano.

Ocorre que as feras do pântano há muito aguardavam um salvador para libertá-los do jugo de um Ogro cruel. Esse mesmo Ogro está impedindo o rio que corre ao contrário através de uma barragem. Eles conseguem derrotá-lo, roubar-lhe o amuleto e quebrar a barragem. Embarcam, então, na jornada de volta para casa… e conseguem! Mas Eric ainda está transformado.

Eles então precisam retornar ao Reino para reverter a transformação de Eric, pois somente lá a magia do amuleto funciona. Eric volta ao normal, mas eles perderam a oportunidade de voltar para casa.

07 – Prison Without Walls (Prisão sem Muros)

Os heróis encontram uma mina de escravos anões, administrada pelos orcs a serviço do Vingador. Um dos anões conta a eles que seu líder, o feiticeiro Lukyan, foi preso pelo Vingador numa prisão sem muros, por este recusar-se a revelar o segredo do coração de dragão. Segundo o Mestre dos Magos, esse mesmo coração pode leva-los de volta para casa.

Eles partem então em busca de Lukyan, mas encontram apenas uma fera aparentemente irracional. Após o mostro salvar-lhes duas vezes, fica claro que trata-se do próprio Lukyan, que lhes mostra seus objetos de poder, escondidos. Presto os usa para trazê-lo de volta ao normal e eles regressam até a mina de escravos, onde o feiticeiro usa o coração para revelar, através das pedras místicas incrustradas, portais para diversos mundos.

Nesse momento, é claro, o Vingador aparece, e apesar de Lukyan conseguir derrotá-lo, a pedra que leva ao mundo dos heróis é destruída no confronto. Novamente, não foi dessa vez.

08 – Servant of Evil (Servo do Mal)

É aniversário de Bobby e, após receber alguns presentes, ele se afasta de seus amigos. É quando os homens reptilianos do Vingador atacam e conseguem sequestrá-los. O Mestre dos Magos dá então a Bobby um amuleto capaz de protegê-lo dos ataques do Vingador e ele parte para o resgate.

Os heróis estão numa prisão dentro de um vulcão junto a outras criaturas das mais variadas e um cavaleiro que é dono de outra arma mágica, um martelo de ouro. Há ainda um gigante que é chantageado pelo Vingador para servi-lo, sob ameaça de destruir sua terra natal. Mas quando Bobby dá o amuleto ao gigante, este os ajuda a fugir antes que a prisão toda desmorone.

Eles mais uma vez conseguem vencer o Vingador e impedi-lo de ficar com suas armas, e o gigante fica com o amuleto para proteger sua terra.

09 – Quest of the Skeleton Warrior (À Procura do Esqueleto Guerreiro)

O título desse episódio foi mal traduzido, já que eles não partem em busca do Esqueleto Guerreiro, mas sim de uma arma dos cavaleiros celestiais, chamadas de Círculo do Poder, capaz de levar eles de volta para casa. O Esqueleto Guerreiro em questão, no entanto, também está em busca do Círculo, bem como o Vingador, mas nenhum dos dois pode entrar na torre onde ele está guardado, pois o local é reservado apenas aos puros de coração. O Esqueleto consegue convencê-los a pegar o círculo para ele.

Os heróis passam por um teste, cada qual enfrentando seus medos internos, até que finalmente conseguem colocar as mãos no Círculo. Antes que eles o entreguem ao Esqueleto, no entanto, o Mestre dos Magos lhes conta sua verdadeira história, sobre como ele foi um traidor dos cavaleiros celestiais e pagou o preço por isso. Nesse momento o Vingador intervém, dá-se o confronto, e os heróis decidem quebrar o círculo para acabar com a disputa.

O Vingador é derrotado, o esqueleto volta a ser um cavaleiro, mas mais uma vez, eles perdem a chance de voltar. Antes de partir, porém, o cavaleiro redimido promete retornar quando encontrar o caminho para o mundo deles.

10 – The Garden of Zinn (O Jardim de Zinn)

Ao procurar por comida, Bobby é mordido por uma criatura e acaba envenenado. O Mestre dos Magos diz que ele somente poderá ser curado pelo pé de um dragão amarelo, uma flor que cresce somente no jardim do reino de Zinn.

Após enfrentarem uma minhoca gigante, eles conseguem chegar a Zinn, mas o preço da cura de Bobby é que Eric se case com a rainha. A princípio Eric concorda e e eles conseguem curar Bobby, mas quando um encanto é quebrado e a rainha se torna monstruosa, Eric imediatamente desiste da ideia.

11 – The Box (A Caixa)

Após um terremoto, eles encontram uma misteriosa caixa, mas o Mestre os aconselha a não abri-la. Ele explica que é a caixa de Zandora, uma feiticeira amiga que fora aprisionada pelo Vingador em outro mundo. Eles podem libertá-la se colocarem a caixa sob a sombra de uma pedra em forma de caveira e também descobrirão o segredo para voltar ao seu mundo.

Logo fica claro que a caixa é um portal para inúmeras dimensões, dependendo de em qual local se encontra. O Demônio das Sombras alerta o Vingador da missão dos heróis e tenta enganá-los e aprisioná-los em outro mundo, sem sucesso. Eles conseguem libertar Zandora e lhes pedem ajuda.

Ela então coloca a caixa sobre uma ponte de pedra, abrindo o portal para a Terra. Eles entram e logo se veem de volta na montanha russa. Finalmente, conseguem voltar para casa! Mas o Vingador quer suas armas e vai atrás deles. Pela primeira vez, o confronto com o Vingador se dá em seu mundo natal.

Mas as armas não funcionam lá e eles sabem que se entregarem as armas para o Vingador, condenarão o Reino. Só resta uma alternativa, voltar e enfrentar o vilão. Com a ajuda de Zandora, eles conseguem banir o Vingador para um mundo onde ele ficará enfrentando Tiamat. É claro, durante o confronto, a ponte de pedra se quebra e eles mais uma vez perdem a chance de voltar em definitivo.

12 – The Lost Children (As Crianças Perdidas)

O Mestre dos Magos diz que se eles encontrarem as crianças perdidas, poderão usar sua nave para voltar para casa. Encontrar as tais crianças é fácil, porém tanto a nave quanto o líder delas estão em posse do Vingador. Eventualmente, eles conseguem se infiltrar no castelo e libertá-lo. Porém, ao fugir, o Vingador dispara um raio na nave, provocando sua queda. Todos sobrevivem, mas levará anos até a nave ser concertada.

13 – Presto Spells Disaster (As Mágicas Desastrosas de Presto)

Ao tentarem fugir de alguns orcs, Presto usa sua mágica e acaba enviando seus amigos ao reino de um gigante, que passa a usá-los de diversão. Presto então embarca em uma aventura solo, tendo apenas Uni com companhia, para salvar a todos.

Temporada 2: 1984-1985

14 – The Girl Who Dreamed Tomorrow (O Sonho)

Os heróis salvam uma garota que estava prestes a ser devorada pelos orcs e logo descobrem que ela não apenas veio de seu mundo, como também é capaz de sonhar com o futuro. O Mestre dos Magos mais uma vez lhes indica um portal que leva para casa, mas para chegar até ele terão de atravessar um enorme labirinto construído pelo Vingador.

O labirinto afeta suas mentes, deixando-os mais sombrios e raivosos e eles acabam descobrindo os restos de outros que se aventuraram por seus corredores. O Mestre explica que o portal sempre atraiu viajantes desesperados a regressarem a seus mundos, mas nunca ninguém conseguiu chegar até ele.

Quando eles finalmente alcançam o objetivo, é claro que o Vingador se interpõe entre eles, exigindo que a garota seja entregue e transformando-se em uma horrenda criatura. Eles esforçam-se em levar ela até o portal e depois o destroem, para impedir que novos viajantes sejam seduzidos pela promessa de retorno a seus mundos e acabem perecendo no labirinto.

15 – The Treasure of Tardos (O Tesouro de Tardos)

O Mestre dos Magos agora os envia ao reino de Tardos (curiosidade: pela primeira vez vemos um mapa do Reino), onde o Vingador fez um cerco com seus orcs ao redor do castelo e pretende invadi-lo. Eles chegam a tempo de vê-lo invocar um dragão de duas cabeças, uma dispara fogo e a outra, gelo. Ao enfrentá-lo, contudo, o dragão rouba suas armas com seus tentáculos e liberta-se do domínio do Vingador.

Completamente descontrolado, o dragão se torna uma ameaça a todos e os heróis não veem alternativa a não ser juntar forças com o Vingador para detê-lo. Ironicamente, só conseguem fazê-lo graças ao tesouro de Tardos: uma planta que cresce em seu jardim, capaz de vaporizar completamente qualquer dragão, ou seja, o objetivo do Vingador o tempo todo, já que ele desejava usá-lo contra Tiamat.

Depois da vitória, o Vingador parte, considerando-os quites. O episódio termina com o Mestre dos Magos falando sozinho, lembrando-se de um tempo em que já houve bondade no vilão, mas que todos cometem erros. E o Vingador foi seu maior erro.

16 – City at the Edge of Midnight (A Cidade à Margem da Meia-Noite)

Os seis amigos não são os únicos perdidos naquele estranho mundo. Uma criatura conhecida apenas como Fera da Noite vem capturando crianças há anos, atravessando a barreira entre as dimensões e fazendo-as trabalhar para ele, para que o tempo não passe e o relógio em sua dimensão jamais bata meia-noite.

Vagando pelo deserto, eles encontram uma espécie de cavaleiro das arábias, um simpático senhor que detém uma espada capaz de produzir poderosas ondas sonoras. Ele os acolhe em sua caravana e explica que sua filha foi capturada pela Fera há muitos anos. Naquela mesma noite, é a vez de Bobby ser tragado pela criatura, e os heróis saltam para a dimensão misteriosa ao seu resgate.

Eles conseguem então libertar a todos e fazer o relógio bater meia-noite. Todas as crianças imediatamente começam a ser teleportadas para casa e eles encontram um amigo da escola, uma oportunidade para mandar um recado para seus pais. Mas o garoto acha que está sonhando e não lhes dá a menor atenção, desaparecendo antes que eles consigam convencê-lo do contrário.

17 – The Traitor (O Traidor)

Os amigos encontram uma raça de ursinhos que vivem nas árvores e estão sendo atacados pelos orcs do Vingador. Hank e Bobby são capturados, Sheila desaparece e os demais fogem junto com os novos amigos. Eventualmente, porém, Sheila vê Hank coordenando o próximo ataque junto com os orcs. Para ela, fica claro que ele os traiu e está trabalhando com o Vingador.

Hank reencontra seus amigos e Sheila tenta avisá-los da traição iminente. Quando Hank lança sua flecha como sinal para os orcs atacarem, sua traição se confirma. Os amigos conseguem repelir o ataque e expulsam Hank por conta da traição.

Só então fica claro que ele fez o que fez porque Bobby estava refém do Vingador, que deseja obter os amuletos dos ursinhos – uma das poucas coisas no Reino capaz de desafiar seu poder – e destrui-los. Hank então percebe que agiu mal em não contar a verdade aos demais e volta a encontra-los, coordenando um ataque ao Vingador.

Eles resgatam Bobby e os ursinhos jogam seus amuletos aos pés do vilão. Com o poder dos amuletos combinado, o Vingador aparentemente é vaporizado.

18 – Day of the Dungeon Master (O Dia do Mestre dos Magos)

Como de costume, o Mestre dos Magos surge falando enigmas e Eric reage com deboches, dizendo que se ele tivesse tal poder, poderia fazer o que quisesse. O Mestre acha a proposta interessante e permite que Eric seja o Mestre dos Magos por um dia. Eles devem, então, encontrar o grimório de ouro na Cidade das Sombras.

O Demônio das Sombras os espionava como sempre e vai informar o Vingador sobre a nova jornada dos heróis. O interessante dessa cena é que o Vingador está contemplando uma estátua com dois chifres, pesaroso, indicando que provavelmente trata-se de uma versão sua antes de ser amaldiçoado. Ao saber do grimório de ouro, seu interesse se aguça.

Eric faz diversas coisas com o poder do Mestre, como repelir uma tempestade do Vingador, invocar uma ave gigante para ajudá-los na viagem, dar cabo de um monstro e guiá-los dentro da Cidade das Sombras. Quando eles finalmente acham o grimório – um livro de encantamentos – Eric é capaz de abrir um portal para casa. É claro, o Vingador surge para pegar suas armas uma vez mais.

Eric o desafia e usa o grimório como escudo para repelir os ataques do vilão. A estratégia funciona e eles vencem o Vingador novamente, mas é tarde demais: o portal já se fechou e agora é impossível voltar a abri-lo. Eric percebe então que é muita responsabilidade ser o Mestre dos Magos e pede para voltar ao normal, sendo prontamente atendido.

19 – The Last Illusion (A Última Ilusão)

Os seis amigos chegam em uma vila amaldiçoada, onde desgraças afetam os moradores há anos. Quando ocorre um incêndio e Presto tenta apagar, eles têm a ilusão de vê-lo piorar a situação. O Vingador, disfarçado de cavaleiro mágico, consegue por fim no incêndio e acusa os heróis de terem o causado. Furiosos, os aldeões os capturam e o Vingador aproveita para, uma vez mais, roubar suas armas.

O vilão está conseguindo projetar tais ilusões poderosas porque faz de refém uma garota da vila. Eventualmente, porém, os pais da garota decidem ajudar os heróis a escapar. Eles conseguem chegar até ela e libertá-la e ela projeta uma última ilusão para ajudá-los a escapar: Tiamat, que afugenta o Vingador para longe.

20 – The Dragon’s Graveyard (O Cemitério dos Dragões)

Diferente da maioria dos episódios, esse já começa com eles conseguindo abrir um portal para casa. Mas uma vez mais, são impedidos pelo Vingador, que acredita tê-los soterrado sob os destroços de uma montanha de gelo, mas eles conseguem escapar.

Desiludidos, eles acabam sendo consumidos pela raiva e percebem que jamais conseguirão ir embora enquanto o Vingador estiver vivo. Decidem, então, procurar Tiamat e pedir sua ajuda para derrotar seu inimigo de uma vez por todas. O Mestre dos Magos diz que eles irão encontrá-lo no Cemitério dos Dragões, local que eles conseguirão chegar através de suas armas, mas pede cuidado ao se deixarem levar pelo ódio.

O Vingador, furioso por tê-los visto escapar novamente, os ataca com fúria. Eles fogem até uma caverna e lembram-se das palavras do Mestre, usando as armas em conjunto para abrir um portal. Eles chegam ao Cemitério, um lugar tenebroso, cheio de esqueletos de dragões e de guerreiros, e de armas tão poderosas quanto as deles.

Eles conseguem convencer Timat a ajudá-los e o dragão vai ter com o Vingador, teleportando-o para o cemitério. O vilão consegue erguer os guerreiros caídos para ajudá-lo, mas isso não dura muito e os heróis os vencem facilmente, encurralando o Vingador contra uma parede e prendendo-o. É a chance de fazer justiça.

Hank aponta a flecha para o vilão, mas no fim, decide libertá-lo. Ele diz que se o matasse, não seria melhor do que ele, mas ele sabe que foi derrotado. O Vingador foge e o Mestre dos Magos surge, dizendo que eles deram o primeiro passo para casa. Também vemos ele chamar seu inimigo de filho, muito embora não fique claro se ele estava sendo literal ou usando apenas uma expressão cordial.

Sem dúvida, um dos melhores episódios da série, e que prepara terreno para seu desfecho.

21 – Child of the Stargazer (O Filho do Astrólogo)

A cidade de Tarad é governada por uma rainha-demônio, mas a profecia diz que na noite da estrela, o filho do contemplador de astros vindo de uma terra distante entrará no templo da luz e expulsará o demônio do Reino. É então o dia em que a estrela aparecerá e, com alguma ajuda, o filho de um astrólogo consegue fugir de sua prisão e encontra com os seis amigos.

O Mestre dos Magos explica a história toda diz que se eles o ajudarem, verão o caminho para casa e eles não perdem tempo, seguindo imediatamente para Tarad. A estrela em questão aparece, mas o jovem é impedido de entrar no templo pela rainha. Cabe a Diana, então, que também é filha de um astrólogo de uma terra distante, cumprir a profecia.

Ela expulsa a rainha-demônio e o caminho para casa aparece, mas o jovem por quem se apaixonara está à beira da morte. Ela decide ficar, então, para salvá-lo, e ele quem parte para as estrelas. Mas o Mestre promete que eles se encontrarão novamente.

Temporada 3: 1985-1986
22 – The Dungeon at the Heart of Dawn (O Portal do Amanhecer)

Seguindo as ordens do Mestre dos Magos, os seis amigos carregam uma misteriosa caixa. Porém, Eric fica curioso e desobedece a recomendação de não abri-la. O Mestre surge para tentar impedir uma catástrofe, mas é tarde demais: a caixa emite um sinal a seu mestre, um mal muito antigo e poderoso, que afugenta até mesmo o Vingador.

O Mestre usa todas as suas forças para teleportá-los para longe dali, no mundo subterrâneo, e escapar desse deus maligno. Exaurido, o Mestre logo morrerá se não alcançar o portal do amanhecer, no centro do subterrâneo, e recarregar suas energias.

Um a um, eles vão ficando pelo caminho para proteger a jornada do Mestre dos Magos até o portal. Uma vez lá, é claro que o Vingador também deseja recuperar suas forças, mas os heróis restantes o distraem para dar tempo ao Mestre. O ancião consegue, por fim, se recuperar, reunir os heróis e recarregar suas armas.

Ele faz o mesmo com o Vingador, solicitando sua ajuda para que eles expulsem o mal de seu mundo. O vilão concorda e eles retornam ao Reino, apenas para descobrir que esse novo inimigo já partiu para aterrorizar novos mundos. O Vingador parte uma vez mais e a eles, resta a certeza de saber que um dia, o mal retornará.

Seguramente, esse novo inimigo ocuparia o lugar do Vingador como antagonista dos heróis, caso a série tivesse continuado.

23 – The Time Lost (Apagando-se o Tempo)

O Vingador descobre um portal no qual frequentemente guerreiros de todos os tempos da Terra atravessam, desavisados, e ficam perdidos no Reino, inclusive pilotos de avião. Quando um piloto alemão vindo diretamente da Segunda Guerra chega no Reino, o vilão tenta persuadi-lo a levar um moderno caça para virar o jogo a favor do Eixo e assim, mudar a História da Terra.

Ele espera, com isso, que seus inimigos deixem de existir. Felizmente, o piloto buscava fugir da guerra e tentava se redimir. Tendo conhecido os seis amigos antes do encontro com o Vingador, ele decide então destruir o portal e frustrar seus planos. Antes que o portal desapareça, ele ainda consegue voltar para casa e juntar-se aos Aliados.

24 – Odyssey of the Twelfth Talisman (A Odisséia do Décimo Segundo Talismã)

Procurando por uma tal pedra de astra, os seis amigos encontram um rapaz da idade deles que porta um poderoso talismã. Ele se junta ao grupo, sem saber que um feiticeiro os segue o tempo todo e quando chega a oportunidade, ele ataca os heróis, tentando chantagear o garoto para que lhe dê o talismã, que era a pedra de astra o tempo todo.

O Mestre dos Magos surge e pega o talismã, dando ao feiticeiro uma escolha: usá-lo e ser infectado por sua maldição maligna, ou acabar com o ciclo, destruindo-o. O feiticeiro usa-o uma última vez para derrotar o Vingador que surge para reclamar o talismã para si, mas depois encontra o caminho para a redenção.

25 – Citadel of Shadow (A Cidadela da Sombra)

Sheila encontra uma caverna onde uma garota é feita prisioneira e ajuda-a a se libertar. A garota diz que se chama Karina e que precisa recuperar seu anel de poder na Cidadela das Sombras. Sem hesitar, Sheila concorda, mas o que ela não sabe é que Karina é irmã do Vingador. Ela usa Sheila para recuperar seu anel, já que está protegido por um feitiço.

Os demais sabem que precisam do anel de Karina para encaixar num segundo anel de poder e assim abrir o caminho de volta para casa. Sheila, então, usa seu manto para invadir os aposentos de Karina e rouba-lo, deixando-a assim, vulnerável. Ela está prestes a encaixar os dois anéis quando percebe que o Vingador aproveitará a chance para destruir a irmã.

Sheila, então, usa os dois anéis contra o vilão, perdendo a chance de voltar para casa, mas libertando Karina do mal.

26 – Cave of the Fairie Dragons (A Caverna das Fadas Dragão)

Os heróis agora encontram uma fada-dragão que lhes pede ajuda para libertar sua rainha. Eles assim o fazem e acabam encontrando, em seu covil, um espelho que pode levá-los para casa, mas são obrigados a abrir um portal para a casa das fadas ao invés disso, já que estão sendo perseguidas.

Depois que elas passam pelo espelho, Eric o quebra para que seus perseguidores não possam segui-las e eles perdem, assim, a 200ª chance de voltarem para casa.

27 – The Winds of Darkness (A Névoa da Escuridão)

Surge um novo inimigo, capaz de comandar uma névoa sombria e capturar pessoas. Ele só aparece a cada 33 anos, está atrás de sua 100ª vítima e já conseguiu capturar Hank. Se ele conseguir, mergulhará o Reino em uma Era de Trevas.

Os amigos contam então com a ajuda de Martha, uma velha feiticeira com poderes de luz, para derrotá-lo definitivamente e trazer todas as suas vítimas de volta.

O Final

O último episódio, Requiem, nunca chegou a ser produzido, muito embora tivesse o roteiro pronto. No final, deixava aberta a possibilidade deles voltarem para casa ou continuarem no mundo vivendo aventuras e o episódio acabava sem uma resposta, já que não se sabia se a série seria renovada para uma quarta temporada.

Diversas lendas permearam esse final, por décadas. Uma das teorias mais recorrentes era a de que eles haviam morrido na montanha-russa e estavam no inferno. O Vingador e o Mestre dos Magos seriam a mesma pessoa, torturando-os a cada episódio e Uni seria um demônio a serviço do vilão, que deveria impedi-los de voltar para casa. Seu único aliado real seria Tiamat, na verdade um anjo que eventualmente lhes revelaria a verdade.

Basta assistir aos episódios para perceber que essa teoria não faz o menor sentido, pois como vimos, Uni jamais os impediu de voltar. Bobby nunca queria deixá-la, é verdade, mas não fora isso que os impedia de atravessar o portal para casa em inúmeras ocasiões. Além disso, vemos o Mestre dos Magos enfrentar o Vingador em diversas ocasiões e não haveria a menor possibilidade de Timat ser um agente do bem, já que ele serve apenas seus próprios interesses.

De qualquer modo, o roteiro do episódio final vazou na internet alguns anos atrás, para alívio dos fãs. Alguns deles chegaram a fazer uma adaptação em HQ, facilmente encontrada na internet. Mais recentemente, fãs ainda mais ousados finalmente produziram o aguardado episódio final, disponível na íntegra no YouTube.

O episódio começa com um encontro entre Mestre dos Magos e Vingador. Cansado de tantas derrotas, e certo de que os seis amigos só conseguem vencê-lo porque sabem que tem o apoio do Mestre, o vilão propõe uma aposta: que ele os abandone, deixando-os à própria sorte na busca por uma chave. Se vencerem, estarão livres. Se falharem, perderão as armas e as vidas. O Mestre dos Magos concorda.

Enquanto os heróis enfrentam um dragão de três cabeças, o Mestre dos Magos surge, dizendo que eles se meteram naquela enrascada sozinhos e deverão sair dela sozinhos. Logo depois, desaparece. Eles conseguem fugir, mas desacorçoados após tamanha traição, e o grupo começa a se dividir. Nesse momento, o Vingador surge, dizendo que eles devem encontrar um cenotáfio no limite do Reino, pegar a chave dentro da tumba e jogá-la no abismo. Se fizerem isso, ele os mandará para casa.

Imediatamente, Eric concorda, seguido por Presto e Sheila. Diana e Bobby ficam com Hank e inicia-se uma corrida para ver quem conseguirá chegar até a chave primeiro. Os dois grupos se confrontam a todo momento, até que conseguem chegar à tumba, onde está incrustrada a imagem do Vingador, mas como um bondoso cavaleiro. Sem entender muita coisa, Eric pega a chave e se aproxima da beirada do Reino, onde se vê apenas as estrelas do cosmos. No entanto, há outra porta ali onde a chave parece se encaixar. Hank insiste que ele use a chave para abrir a porta, enquanto o Vingador aparece, ordenando-o para jogá-la fora.

Seus amigos estão encurralados por uma criatura gosmenta e, no fim, Eric acaba cedendo às palavras de Hank: “você disse que nós somos prisioneiros aqui e acho que estava certo! Nós todos somos, inclusive o Vingador!”. Eric reza para que Hank tenha razão e decide abrir a porta. Nesse instante, uma magia explode da torre e lança portais por todo o Reino, mostrando o caminho para casa a todas as criaturas que estavam presas lá.

O Vingador é envolto pela mesma magia e subitamente se transforma, deixando sua imagem demoníaca para trás e regressando à forma humana. O Mestre dos Magos lhes agradece por terem feito a única coisa que ele não poderia: libertado seu filho.

Todos se surpreendem e o Vingador explica que há milhares de anos, ele escolhera seguir outro mestre, um do mal. E aprisionara no cenotáfio tudo o que o Mestre dos Magos havia lhe ensinado. Como recompensa por terem cumprido sua derradeira missão e libertado todas as criaturas do Reino, o Mestre então permite que eles possam ir embora, mas lhes dá uma escolha: podem voltar para casa, ou permanecer ali, onde ainda há muito mal a ser combatido e muitas aventuras a serem vividas.

O roteiro original termina exatamente assim, bem como a adaptação feita em HQ. A animação, no entanto, vai um pouco mais além, mostrando eles atravessando o portal para casa finalmente. Exceto por Presto, que decide ficar e se tornar um mago de verdade. Os fãs responsáveis pela animação tomaram ainda mais liberdade criativa, fazendo referência a outros episódios, algo então inédito na série.

Por exemplo, Eric se lembra do que o Mestre dos Magos lhe disse no episódio 18. Bobby, antes de entrar no portal, coloca o amuleto da garota que conheceram no episódio 14, pois sabe que irá reencontrá-la. E o episódio termina com Presto indo encontrar a garota das ilusões do episódio 19, por quem se apaixonara.

Uma excelente adaptação e um final mais do que digno para uma série que marcou gerações.

2 comentários em “Caverna do Dragão

  1. Que legal, não sabia que já haviam produzido o último episódio. Vou fazer uma maratona pra poder assisti-lo.
    P.S.: considerando este guia aqui e o do Kid Chameleon, passou da hora da Quadrinhópole começar a editar guias completos, né? Você tá ficando craque nisso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s