Revista

A História da Revista

A Quadrinhópole foi uma iniciativa de alguns artistas nacionais de produzir material independente. A proposta nasceu em Curitiba, quando do aniversário de 24 anos da Gibiteca de Curitiba. Na ocasião foi lançada a “Quadrinhópole # 01”, com quatro histórias de artistas iniciantes que pretendiam se auto-publicar trimestralmente.

Mantendo a idéia, Dezembro de 2006 logo trouxe a segunda edição. Desta vez, eles almejaram fazer algo diferente. Com a Natal chegando e a necessidade de se fazer parcerias com outros tipos de arte, surgiu a oportunidade de fazer um clip desenhado de “Papai Noel, Velho Batuta”, da banda Garotos Podres, como uma das histórias da edição. Para o lançamento, os quadrinistas levaram a banda para fazer um show em Curitiba.

A idéia de fazer parcerias com outros tipos de arte foi bem aceita e, para a terceira edição, a equipe decidiu arriscar com o teatro, já que em março estaria se realizando o Festival de Curitiba. Assim, foi adaptada a peça “O que Fazer com os Ossos?”, de João Luiz Fiani.

Na quarta edição a parceria continuou, agora com a dança: as páginas da Quadrinhópole imortalizaram a personagem Ticlau, da artista Fernanda Torres, que se apresentou em Agosto na Gibiteca de Curitiba, durante a I Festa do Quadrinho Independente.

Um ano depois do lançamento da primeira edição, a Quadrinhópole resolveu comemorar em grande estilo, lançando uma edição especialíssima com 120 páginas. Na ocasião, muita coisa estava acontecendo de importante no mundo dos quadrinhos: a Gibiteca de Curitiba fazia 25 anos e o coletivo de quadrinistas independentes “Quarto Mundo” fazia sua estréia no 5° FIQ (Festiva Internacional de Quadrinhos de BH). É claro que a Quadrinhópole estava presente em todas estas ocasiões especiais.

A sexta edição trouxe de volta as parcerias com outras artes, desta vez adaptando a hq “Insanidade”, num filme independente produzido pela Cooperativa Cinematográfica Photon Filmes. O média-metragem, com 40 minutos de duração, foi pioneiro ao utilizar a técnica de “cenários virtuais” no Brasil.

Por fim, a sétima Quadrinhópole trouxe vários contos de artistas consagrados e foi lançada durante o evento de premiação do 20º Troféu HQ MIX, em Julho/2008. Na ocasião, a revista ganhou o prêmio de Melhor Revista Independente de Grupo e Leonardo Melo havia sido indicado como roteirista revelação.

Depois de cumprir o objetivo de fechar o primeiro arco do personagem “Undeadman” nas primeiras 5 edições, publicar a HQ e fazer o filme Insanidade e de ganhar o HQMIX, a Quadrinhópole deu um tempo e só viria a publicar uma oitava edição em Setembro de 2009. Foi um especial de ficção científica lançado durante a nova edição do FIQ. Com um acabamento de excelente qualidade e história de alto nível, esta edição mostrou-se a melhor da série.

Sempre com formato 25,5 x 17 cm e páginas em papel couchê, a Quadrinhópole se consolidou como uma das mais importantes publicações de quadrinhos independentes do país, trazendo os mais variados gêneros em suas páginas. Contudo, dadas as dificuldades de se publicar material independente sem patrocínio ou uma maneira sólida de distribuição, a revista atualmente encontra-se paralisada, sem previsão de lançamento de uma nona edição. Mas, quem sabe? Talvez ela veja a luz do dia antes do que se espera…

Abaixo, as edições são descritas em maiores detalhes. Elas não estão mais à venda em bancas ou comic shops, mas se quiser adquirí-las, basta entrar em contato.

Edições Publicadas

Quadrinhópole # 01 – Outubro / 2006

Undeadman: Crepúsculo ao Amanhecer

Conheça o imortal Jason de Ely e saiba porquê ele não pode morrer. Criação de Leonardo Melo e André Caliman.

Invisíveis

Vá ao limiar da ficção para ver o inusitado personagem Nash usar seus poderes místico-científicos a serviço da misteriosa agência. Roteiro de Pablo Casado, da Napalm! Comics e arte de Thiago Oliveira.

Sequestro Relâmpago

Vista sob o ângulo de visão do protagonista, que se torna vítima de um sequestro relâmpago. Roteiro de Melo, arte de Joelson Souza e André Caliman.

Campo de Feijãotração

Uma divertida história sobre o rigoroso processo de escolha dos feijões… sob a ótica dos mesmos!!! Leonardo Melo ataca novamente, com arte de Anderson Xavier.

Quadrinhópole # 02 – Outubro / 2006

Undeadman: Maldição Perpétua – Parte 1 de 4

Primeira parte do arco de histórias que conta como Jason de Ely tornou-se imortal. De autoria de Leonardo Melo e André Caliman.

Inversão

História de suspense infestada de clichês clássicos… ou não. Roteiro de Abs Moraes, arte de Jean Okada.

Insanidade – Parte 1 de 4

Primeira parte de um conto de suspense eletrizante sobre um homem são que é internado em um hospício. Roteiro de Leonardo Melo, arte de Isaac Santos.

(republicada, junto com as demais partes, na Quadrinhópole # 06.)

Papai Noel, Velho Batuta

Clip ilustrado da clássica música dos Garotos Podres. Divirta-se com o roteiro de Melo e a arte de Joelson Souza.

Quadrinhópole # 03 – Março / 2007

Undeadman: Maldição Perpétua – Parte 2 de 4

A narrativa sobre a origem do imortal Jason de Ely continua e agora ficamos conhecendo como ele encontrou o feiticeiro que o amaldiçoou e como foi que se tornaram inimigos. Por Leonardo Melo e André Caliman.

Absoluto

Uma viagem numa sopa de letrinhas… e algo mais. Cortesia de José Aguiar.

Fim

Ainda haverá esperança para a humanidade no fim dos tempos? Descubra neste conto de Abs Moraes e Jean Okada.

O que Fazer com os Ossos?

Adaptação da peça de teatro homônima de João Luiz Fiani, sobre uma família um tanto quanto extrovertida, para dizer o mínimo. Roteiro de Leonardo Melo, arte de Joelson Souza e arte-final de André Caliman.

Quadrinhópole # 04 – Agosto / 2007

Undeadman: Maldição Perpétua – Parte 3 de 4

Continuando a narrativa sobre a origem de Jason de Ely, agora o feiticeiro ressurge para sua vingança, trazendo tragédia até o cavaleiro medieval. Por Leonardo Melo e André Caliman.

Pôker

André Caliman nos brinda com um conto sobre jogadores de pôquer no velho oeste.

A História de Ticlau

Nesta história sem balão algum, ficamos conhecendo a história da carismática personagem Ticlau, interpretada pela artista Fernanda Torres. Conheça a você mesmo através desta fantástica bailarina. Roteiro de Leonardo Melo e arte de Anderson Xavier.

A edição ainda traz algumas histórias curtas de autores consagrados, como Leonardo Santana, Daniel Esteves e Liber Paz.

Resenha do Bigorna
Resenha do Universo HQ
Resenha do Melhores do Mundo

Quadrinhópole # 05 – Outubro / 2007

Lobo da Estrada

Fulvio Pacheco apresenta-nos um inusitado caminhoneiro que chega em Curitiba durante a sexta-feira santa e acaba por encontrar diversas lendas do Paraná, metendo-se em uma confusão atrás da outra. Acompanhe a trajetória deste anti-herói e descubra a mitologia da Terra das Araucárias!

OFF

O ganhador do HQ MIX 2007 como roteirista revelação, Daniel Esteves, junta-se ao brilhante cartunista Bira Dantas (que também é entrevistado nesta edição) para produzir um conto diferente no Velho Oeste!

Uma História sobre a Vida

Ninguém melhor para falar da vida do que quem lida todos os dias com a morte. Nesta história, dois coveiros contam um pouco sobre essa nossa estranha jornada… sem fazer uso de balão algum. Por Leonardo Melo e Henrique Assale.

Oto & Ana

Leonardo Melo e Abs Moraes criam um conto simples, mas brincando com a narrativa dos quadrinhos através da arte de Anderson Xavier. Acompanhe a história de um casal nesse que é, na verdade, um palíndromo em quadrinhos!

Undeadman: Maldição Perpétua – Parte 4 de 4

Finalmente, a conclusão do primeiro arco de histórias de Jason de Ely! Descubra como e porquê Jason tornou-se imortal, no derradeiro capítulo de sua origem! Por Leonardo Melo e André Caliman.

Resenha do Bigorna
Resenha do Universo HQ
Resenha do Melhores do Mundo

Quadrinhópole # 06 – Março / 2008

Resumo: o jovem Leonard é internado numa clínica, tendo plena consciência de que está são. Mas o convívio com os loucos vai debilitando sua sanidade cada vez mais, e ele tem de descobrir quem fez isso com ele antes que perca de vez o controle sobre sua mente.

Resenha do Bigorna
Resenha do Blog dos Quadrinhos
Resenha dos Melhores do Mundo

Filme baseado na HQ:

Insanidade – Site Oficial
Insanidade – Blog

Quadrinhópole # 07 – Julho / 2008

Abraços por R$0,50
Alguém está vendendo abraços por 50 centavos. Você compraria? Emocionante conto de Leonardo Santana e Laudo Ferreira Júnior.

Um Solteirão chato com Celular Incomoda Muita Gente
Descubra o desastre que é quando um cara chato e solitário encontra um telefone. HQ hilária de Antônio Éder.

Poço
Uma inquietante história sobre um casal de amigos que foram jogados em um poço e suas vidas mudaram para sempre. De Abs Moraes e Marcos Roberto.

Inverno
As crianças estão cercadas. Seus pais não acordam. E há algo lá fora. Algo… terrível…
Por Fábio Ochôa.

Quadrinhópole # 08 – Outubro / 2009

Bifurcador de Realidades
No futuro, um aparelho é capaz de lhe mostrar as diferentes realidades possíveis em momentos de difícil decisão. Por Daniel Esteves e Samuel Bono.

A Humana Perfeita
Ele era apenas um robô como tantos outros, até descobrir o sentimento humano conhecido como… paixão. Por Ana Recalde e Mário Cau.

Paradoxo Temporal
Um experimento que revolucionaria a ciência ameaça despedaçar todo o espaço-tempo contínuo! Por Leonardo Melo e Antônio Éder.

Miniaturização
Eles foram encolhidos para resolver o problema da superpopulação. Agora, o primeiro visitante de lá chega no velho mundo real. Por Plínio Filho, André Caliman e Flávio Ramos.

Oxitocinax
Precisando de dinheiro, um ciborgue decide experimentar uma nova droga que simula emoções humanas. E é aí que começam seus problemas. Por Edu Mendes e Laudo.

Quadrinhópole # 09 – Abril / 2012

O Destino do Mundo nas Mãos de um Nerd!
Os aliens que nos criaram estão de volta para julgar se a Terra merece ou não ser destruída. E quem dará o veredicto final será ninguém menos que um fã de HQs. Roteiro: Leonardo Melo. Arte: Salathiel Anacleto.

Bulldog
Num futuro pós-apocalíptico, um homem tenta sobreviver com seu cão a todo custo. Até que o confronto inevitável com as criaturas que os perseguem acontece.Roteiro e Arte: Brão Aguiar.

Estrada para o Fim do Mundo
O fim está próximo, mas ainda dá tempo para uma “saideira” antes de pegar a última estrada. É isso que Leandro e Lilian farão: uma última parada para rever os amigos e tomar todas. Roteiro: Leonardo Melo. Arte: Thyago Macson.

Vamos Brincar de Fim do Mundo?
Guerra Nuclear? Zumbis? Aliens? Descubra o que realmente irá acontecer neste bem-humorado conto sobre o fim. Roteiro e Arte: Antônio Éder.

O Último Homem da Terra
A destruição do planeta é iminente, a evacuação foi ordenada e o último foguete acabou de partir. Mas eles esqueceram uma pessoa. Roteiro e Arte: Giorgio Calli.

O Começo
Foi confirmado, o fim acontecerá às 3 horas da manhã. Como se preparar? Enlouquecer? Infringir a lei? Comemorar? Procurar alguém com quem ficar? Ou simplesmente ficar sozinho? Roteiro e Arte: André Caliman.

Do outro lado, a revista traz ainda a história completa “O Chamado da Quimera”, sobre um homem comum que acorda numa jangada no meio do oceano sem a menor ideia de como foi parar lá. Logo ele se vê num mundo de fantasia, tendo de descobrir uma maneira de voltar para casa…

Histórias e Afins:

Leonardo Melo e Joelson de Souza, na 91 rock
Colaboradores da Revista no Programa Plug
Mesa Redonda no Ângelo Agostini
Entrevista no Bigorna
Nerd Show nos Melhores do Mundo
Linha do Tempo