As primeiras histórias seguem quase sempre a mesma fórmula… o protagonista é o melhor piloto da Alemanha em plena Primeira Guerra Mundial, temido inclusive por seus colegas, que o consideram uma verdadeira máquina assassina. Seu único amigo é um Lobo Negro e selvagem que ele encontra quando se aventura, sozinha, floresta adentro para caçar.
Mas logo surgem inimigos de peso que rivalizam com a habilidade de Von Hammer, e as histórias vão ficando cada vez mais interessantes. Mas a grande sacada são os detalhes inerentes às batalhas áreas… as manobras, os tipos de aviões e de metralhadoras utilizados, a experiência de vôo e tudo mais. A impressão que se tem é de estar vendo um filme… e com essa onda de adptações de HQs vazias em Hollywood, eles deviam dar uma olhada nessa obra fantástica. Com certeza daria um filme de tirar o fôlego! Dá até pra pensar na trilha sonora, como “Tailgunner” ou “Aces High”, do Iron Maiden, heh, heh, heh…
A edição traz ainda uma breve biografia de Kubert e um relato do próprio explicando como surgiu o Ás Inimigo. Um excelente escapismo para quem está cheio de ler as mesmas histórias.
Eu sou simplesmente fascinado por este personagem