Não é fácil começar a colecionar quadrinhos de super-heróis em 2021. Depois de quase 60 anos de mercado, editoras que vem e vão, títulos que se reiniciam, sagas que juntam universos, sagas que separam universos, versões e mais versões dos mesmos personagens, é praticamente um pesadelo tentar entender essa bagunça toda.

Pensando nisso, resolvi atualizar o meu “Guia de Leitura” para o Homem-Aranha, publicado originalmente no Omelete. Ainda que este guia não seja a “palavra final” de ordem correta de leitura das HQs do cabeça-de-teia, espero ajudar aos “colecionadores de primeira viagem”, muito embora, se eu puder dar uma dica a esse pessoal que está começando agora, a dica provavelmente seria: desista de tudo e vá fazer algo útil da vida, pois você ainda está em tempo de se salvar.

Como sabemos, o Homem-Aranha foi criado em 1962, fazendo sua primeira aparição em “Amazing Fantasy” nº 15. No Brasil, no entanto, a escalada do aracnídeo começou em  67 quando a Editora Ebal lançou uma história sua em seu “Álbum Gigante” nº 11. A editora publicaria então 70 números do título “Homem-Aranha”, até a revista ser cancelada em Janeiro de 75 e passar para as mãos da Bloch Editores, que publicaria suas histórias até Outubro de 77. Depois de dois longos anos sem uma notícia do aracnídeo, a Editora Globo, na época chamada de Rio Gráfica Editora, trouxe a teia novamente para o Brasil. E novamente, não deu certo.

Por fim, em Julho de 1983 a Editora Abril, futuramente “Abril Jovem”, lançaria o número 1 de uma revista que atravessaria quase duas décadas. A revista “Homem-Aranha” da Abril começou a publicar as histórias de uma fase em que o Aranha já era mais maduro, seu maior inimigo era o Dr. Octopus e faltavam alguns meses para a Gata Negra aparecer.

Anos depois, devido ao sucesso de suas publicações, a Abril decidiria lançar uma outra revista com o aracnídeo: a chamada “Teia do Aranha”. A princípio, a revista publicaria histórias antigas do herói, focando nos anos entre o surgimento do Rei-do-Crime até a morte de Gwen Stacy.

A “Teia do Aranha” acabou fazendo tanto sucesso que ultrapassou a morte de Gwen Stacy e foi até a época das histórias de Homem-Aranha # 20, mais ou menos. Contudo, como as histórias começaram a ficar repetidas, os editores decidiram dar um salto na cronologia do personagem, avançando até o surgimento do Duende Macabro, originalmente publicado em Homem-Aranha # 47. Como foi nessa época em que o aracnídeo adentraria nas Guerras Secretas, os editores da Abril aproveitaram o embalo para republicar a famosa saga, então na íntegra, pois da primeira vez ela havia sofrido cortes e alterações.

Na sequência, eles republicaram os melhores momentos da Era do Uniforme Negro e, em Teia do Aranha # 74, apresentaram de novo o Casamento de Peter e Mary Jane, publicado primeiramente em Homem-Aranha # 100.

Na edição seguinte, Homem-Aranha # 151 e Teia do Aranha # 75 entraram em sincronia, ambas publicando histórias atuais do personagem. Mais tarde, seríamos contemplados com a série “Spider-Man Collection”, que acompanhava fitas de VHS com os desenhos da série animada do herói dos anos 90 e nos apresentava toda a sua primeira fase, desde sua origem até as primeiras histórias publicadas pela Teia do Aranha.

Até este ponto, a cronologia do herói estava deveras atrasada com relação às publicações nos Estados Unidos, chegando a ter anos de diferença. Isso acabou ocasionando corte de histórias, saltos na cronologia, coisas assim. Durante a Saga do Clone e além, a cronologia foi se ajustando, chegando a ficar com aproximadamente dez meses de defasagem.

Homem-Aranha e Teia do Aranha duraram respectivamente até o número 205 e o 129. Em Junho de 2000, ambas as revistas seriam canceladas, tal como todas as revistas da Abril, dando lugar às chamadas “Revistas Série Premium”. As revistas tinham o formato americano, com capa cartonada e 160 páginas, o que aumentava o custo. Apesar de receberem críticas do país inteiro, a Abril não voltou atrás e prosseguiu com suas revistas Premium.

Até que em Dezembro de 2001, toda a parte da Marvel passaria para as mãos da Panini Comics, conceituada empresa no mercado de quadrinhos e álbuns de figurinhas, a nível mundial. “Homem-Aranha Premium” estava no número 17 quando parou de ser publicada. Uma nova revista, “Marvel Século 21”, publicava as histórias de Homem-Aranha e X-Men da linha Ultimate e parou no número 4.

No lugar das duas revistas, a Panini lançou “Homem-Aranha” e “Marvel Millenium: Homem-Aranha”, com um formato que batizaram de “Millenium”, mas que também não durou muito, voltando ao velho formato americano, então com papel pisa brite, o que dura até hoje.

“Homem-Aranha” teve 143 edições, de 2002 a 2013. A Panini também chegou a lançar 23 números de uma segunda revista, “Teia do Homem-Aranha”, de junho/2010 a março/2014. Quando começou a fase “Homem-Aranha Superior”, aí as coisas começam a se complicar. Repetindo a estratégia de publicação da Marvel nos EUA, a Panini cancelou esses dois títulos, dando lugar à “Homem-Aranha Superior” (19 números da primeira série e 2 da segunda série) e “Teia do Homem-Aranha Superior” (8 números).

Quando essa fase se encerrou, a Panini então começou uma nova revista, O Espetacular Homem-Aranha, iniciando a 2ª série desse título pois, aparentemente, a primeira série, que teve apenas dois números, não trouxe histórias da cronologia oficial, mas sim alguns números do título Spider-Man (UK). O título teve 13 números, de julho/2015 a julho/2016, tendo sua numeração reiniciada novamente em novembro/2016. Desta vez, a revista teve 29 números, até… bem, você já deve imaginar: ser reiniciada de novo!

Não sei se isso é apenas estratégia para não assustar novos leitores, que poderiam ver uma numeração elevada e sentirem-se intimidados em comprar uma edição e iniciar uma coleção. Mas na minha opinião, isso causa muito mais confusão e intimidação do que se tivesse mantido a numeração. Já teria passado do número 200 se o título “Homem-Aranha” de 2001 se perpetuasse e facilitaria ao leitor entender a continuidade das coisas e, inclusive, correr atrás de números anteriores nos sebos.

Atualmente, Espetacular Homem-Aranha está em sua quarta série, e uma defasagem com relação aos títulos da Marvel de aproximadamente 18 meses. É claro, há o lançamento dos encadernados, que ajudam no entendimento e facilitam a vida dos colecionadores “esporádicos”, que querem apenas ler um arco fechado ou não sentem a necessidade de acompanhar os títulos mensais religiosamente.

Com o intuito de trazer aos leitores um guia para facilitar o entendimento de toda essa bagunça, trago aqui uma lista dos títulos publicados no Brasil do herói aracnídeo, desde a Editora Abril (sim, ignorei o que fora publicado antes de 1983). Neste sentido, procurei organizar a vida do cabeça-de-teia nas seguintes fases:

Fase 01: Os Primórdios
Fase 02: Era de Ouro
Fase 03: Era de Prata
Fase 04: Era de Bronze
Fase 05: Era de Platina
Fase 06: A Era do Uniforme Negro
Fase 07: Era Adulta
Fase 08: Pré-saga
Fase 09: A Saga do Clone
Fase 10: Pós-Saga
Fase 11: A Era das Trevas
Fase 12: O Reinício
Fase 13: Homem-Aranha Superior
Fase 14: Indústrias Parker
Fase 15: Os dias atuais

Importante também relacionar aqui as siglas utilizadas neste guia:

Títulos originais da Marvel:

ASM – Amazing Spider-Man
ASMA – Amazing Spider-Man Annual
PP – Peter Parker, the Spectacular Spider-Man
SPM – Spider-Man
WSM – Web of Spider-Man

Da Abril:

GHM – Grandes Heróis Marvel
HA – Homem-Aranha
HAA –
Homem-Aranha Anual
HA Premium –
Homem-Aranha Premium
HK –
Hulk
OSHM – Origem dos Super-Heróis Marvel
TA – Teia do Aranha

Da Panini:

HA – Homem-Aranha
THA – Teia do Homem-Aranha
EHA – Espetacular Homem-Aranha

Também vou fazer alguns comentários em cada fase, então, para que o post não fique tão cumprido, resolvi dividi-lo em três partes. Vamos lá?

Fase 01: Os Primórdios: 1962 a 1966

Obviamente, é a fase na qual acompanhamos a origem do herói e de seus inimigos clássicos. Ele está no colégio Midtown, é atormentado por Flash Thompson, namora Betty Brant e começa a tirar fotos para o Clarim Diário. As histórias dessa lista foram publicadas principalmente no título ASM, com roteiros de Stan Lee e arte de Steve Dikto.

As histórias que saíram nos anos 90 sob o título Untold Tales of Spider-Man (no Brasil, Os Arquivos Secretos do Homem-Aranha) não são exatamente um reboot, e podem ser encaixadas entre uma história e outra aqui.

Esta primeira fase, apesar de ingênua, foi a que moldou o herói e suas personagens, como as conhecemos hoje. A tia May vivia doente, Peter vivia sendo perseguido por Flash Thompson, estava apaixonado por Betty, que tinha ciúmes de Liz, Jameson não perdia a chance de demonstrar seu ódio e novos inimigos surgiam, praticamente a cada número da revista. O interessante, nesta fase, é que não queríamos ver a próxima história simplesmente por causa da curiosidade sobre qual seria o novo vilão ou novo desafio que o herói iria enfrentar, mas queríamos saber como é que ele ia fazer para explicar a escapada que precisou dar na edição anterior, ou como é que ele ia conseguir fazer um trabalho da escola se tinha perdido tempo enfrentando o Dr. Octopus. Ficávamos ansiosos para saber como diabos ele conseguiria recuperar um uniforme perdido em uma batalha com o Esmaga-Aranha, ou como faria para esconder seu segredo da tia May, ou quem diabos era a tal de Mary Jane que Peter insistentemente se recusava a querer conhecer.

Apesar de ser uma fase em que os roteiros tinham mais buracos que um queijo suíço, pois na época não havia uma preocupação muito rígida com a verossimilhança, paradoxalmente, é nesta faze que a cronologia está mais bem amarrada. Se um vilão era preso, ele continuava preso até fugir, ou até ser solto. Se por um acaso sumia no final da história, a próxima vez que ele aparecesse, esse sumiço era explicado. Se alguém morria, continuava morto. E nada era colocado na história por acaso. Por exemplo, em determinada ocasião, Peter doa sangue para sua tia doente. Meses depois, ela volta a ficar enfraquecida, devido à radiação em seu sangue (talvez isso explique porque até hoje a velha ainda não morreu, mas isso já é outra história).

  • HA 92 – segunda história: A Origem do Homem-Aranha.
  • HA – Ano Um: Os Primeiros Dias do Aranha como herói.
  • Spider-Man Collection 01, OSHM 02 – primeira história, TA 51 – segunda história, GHM 23 ou TA 33 – última história, OSHM 01 – terceira história: o surgimento de Jonh Jonah Jameson e dos inimigos mais clássicos do herói: o Camaleão, o Abutre, o Consertador, Dr. Octopus e Homem-Areia.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 01 (HA 166): Confronto com o Tostador.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 02 (TA 90): O encontro com o Morcego Negro.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 03 (HA 167): O Homem-Areia retorna, mesmo depois de sua derrota para com o Tocha Humana.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 04 (HA 168): A chegada dos Spaceman.
  • Spider-Man Collection 02: o confronto com Dr. Destino, a origem do Lagarto e de Electro.
  • Homem-Aranha 83 – segunda história: o primeiro encontro entre Homem-Aranha e Tocha Humana.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 05 (TA 92): Mais uma vez, frustrando os planos do Abutre.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 06 (TA 93): Homem-Aranha e Tocha Humana se unem para decifrar os enigmas do Mago.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 07 (TA 94): Os Novos Planos de Electro.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 08 (HA 171): Os Executores retornam com um novo e poderoso membro: o Carrasco!
  • Spider-Man Collection 03: os Executores, a volta de Octopus e a chegada de Mysterio e do Duende Verde.
  • Spider-Man Collection 04, TA 101 – primeira história e OSHM 03: A Primeira Caçada de Kraven, o primeiro encontro com o Demolidor e o surgimento do Sexteto Sinistro.
  • Spider-Man Collection 05 e OSHM 02 – segunda história: A Primeira Aparição do Escorpião e do Besouro.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 09 (TA 95): Aranha e Morcego Negro na caçada ao Lagarto.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 10 (TA 119): O Duende Verde ataca o campus da U.E.S.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 11 a 18 (HA Anual 08): Os confrontos contra vilões que marcaram época, o dia em que MJ descobriu a identidade secreta de Peter Parker… e a morte de Sally Avril. 
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 19 (HA 191): O Dr. Octopus escapa da prisão…
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 20 (TA 116): Os caminhos do Homem-Aranha e do Abutre se cruzam novamente…
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 21 (HA 193): O Homem-Aranha encontra pela primeira vez os X-Men para enfrentar… o Ameaçador!
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 22 (HA 117): E agora… o Espantalho!!!
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 23 (HA 196): Os planos sinistros do terrível Mestre do Crime.
  • Arquivos Secretos do Homem-Aranha 24 (TA 120): A cura do Morcego Negro!
  • Spider-Man Collection 06: os confrontos com o Duende Verde e o Mestre do Crime e os maléficos planos de J. Jonah Jameson.
  • Spider-Man Collection 07: o primeiro confronto com Magma, o encontro com o Dr. Estranho e a volta do Escorpião.
  • HA Premium 04 – terceira história: o fim do colegial para Peter Parker.
  • HA 18, 19 e 20: Grandes Momentos Marvel: Dr. Octopus retorna e Peter entra na faculdade.
  • HA Premium 05 – terceira história: O Abutre e seus planos de blecaute.
  • Spider-Man Collection 08: a volta de Kraven e de Magma e o surgimento de Meteoro.
  • Spider-Man Collection 09 e TA 36 – segunda história: “Um Cara Chamado Joe!”, história que marca o fim da parceira Stan Lee/ Steve Dikto nas histórias do herói. Há também o confronto com o Mestre dos Robôs, o Duende Verde descobre que Peter Parker é o Homem-Aranha e o herói encontra os Vingadores pela primeira vez.

A Panini também lançou uma coleção de encadernados que pegam as histórias dessa fase e o início da próxima. Apesar do preço bem salgado, os fãs mais aficionados talvez tenham interesse:

  • Espetacular Homem-Aranha – Edição Definitiva Vol 01: publica as histórias de AF 15, ASM 1-19, ASMA 1.
  • Espetacular Homem-Aranha – Edição Definitiva Vol 02: publica as histórias de ASM 20-38, ASMA 2.
  • Espetacular Homem-Aranha – Edição Definitiva Vol 03: publica as histórias de ASM 39-57, ASMA 3-4.
  • Espetacular Homem-Aranha – Edição Definitiva Vol 04: publica as histórias de ASM 58-67, ASMA 5, SSMMag 1-2, Marvel Superheroes 14.
  • Espetacular Homem-Aranha – Edição Definitiva Vol 05: publica as histórias de ASM 68-87.

Fase 02: A Era de Ouro: 1966 a 1973

John Romita assume os desenhos no lugar de Dikto, sendo substituído por Gil Kane logo em seguida. Stan Lee continuaria a cargo dos argumentos, até a 100ª edição do título ASM, sendo então substituído por Roy Thomas na edição seguinte. Mas Romita logo voltaria ao título e, ao lado do roteirista Gerry Conway, marcaram época, produzindo as melhores histórias do aracnídeo por muito tempo. Por isso mesmo eu batizei essa fase de “Era de Ouro”. Gil Kane reassumiria como desenhista após a morte de Gwen Stacy, na edição 123 de ASM.

Aqui acompanhamos o amadurecimento de Peter na faculdade, o seu namoro com Gwen Stacy, a amizade com Harry Osborn (com quem divide um apartamento) e com Mary Jane, e a chegada de novas personagens, como o Capitão Stacy e Joe Robertson, que viviam trocando figurinhas para desvendar a identidade secreta do herói. Ned Leeds, que surgira na fase anterior, acaba ganhando mais destaque aqui e se torna um dos grandes amigos de Peter, ao mesmo tempo que passa a noivar com Betty Brant, o primeiro amor do herói.

Dr. Octopus é presença constante aqui e essa é a fase em que Jameson mais aparece odiando o aracnídeo, mas é claro, a maior ameaça é o Duende Verde. Duas grandes tragédias marcam essa fase: a morte do Capitão Stacy e de sua filha, apenas alguns meses depois. E encerra-se magistralmente com o confronto contra o Chacal e o clone-aranha.

  • Spider-Man Collection 10: surge o Rino e Peter Parker finalmente encontra Mary Jane. O Lagarto volta a atacar.
  • Spider-Man Collection 11: surge o Shocker, Kraven ataca novamente e o segundo Abutre faz sua primeira aparição.
  • GHM 23: A primeira aparição do Rei-do-Crime
  • Spider-Man Collection 12 ou TA 01: O Dr. Octopus retorna.
  • Spider-Man Collection 13 ou TA 02 e 03: Tendo perdido a memória, o Aranha se alia a Octopus. E a volta do Rei-do-Crime.
  • TA 04: A Verdade sobre a morte dos Pais de Peter Parker
  • Spider-Man Collection 14 ou TA 05: Os dois Abutres contra o Homem-Aranha.
  • Spider-Man Collection 15 ou TA 06 e 07: A Volta de Mysterio e do Rei-do-Crime e o mistério da plaqueta.
  • Spider-Man Collection 16 e TA 08: O Soro da Juventude.
  • TA 09: A Volta do Lagarto.
  • TA 10: Surge o Gatuno.
  • TA 11: O Triunfo de Electro.
  • TA 12: O Rei-do-Crime volta a atacar!
  • TA 13 ou HA 22: Novamente, Octopus…
  • TA 14 ou HA 22: A Morte do Capitão Stacy.
  • HA Premium 12: O que aconteceu depois da morte do Capitão Stacy.
  • TA 15: O Homem-Aranha em Londres.
  • TA 16: A Volta do Duende Verde.
  • TA 17: Morbius e a transformação do Homem-Aranha.
  • TA 18: Kraven Vs. Aranha na Terra Selvagem.
  • TA 19: O Caçador de Aranhas.
  • TA 20: Flash Thompson e a Vingança do Vietnã.
  • TA 21: Tia May encontra o Dr. Octopus.
  • TA 22: Octopus contra Cabeça-de-Martelo…  e o Aranha no meio.
  • TA 23: A Morte de Gwen Stacy.
  • TA 24: Surge o Homem-Lobo!
  • TA 25: A Primeira Aparição do Justiceiro.
  • TA 26: O Ataque do Tarântula.
  • TA 27: O Duende Verde Renasce!!!
  • TA 28: O Confronto Final com o Herdeiro do Duende Verde.
  • TA 29: O Retorno de Gwen Stacy?
  • TA 30: A Vingança do Chacal – Parte 01.
  • TA 31: A Vingança do Chacal – Parte 02.

Fase 03: A Era de Prata: 1973 a 1979

Len Wein e Ross Andru assumem como a equipe criativa de ASM, mas aqui o aracnídeo ganharia seu segundo título, PP, a cargo de Bill Mantlo e Sal Buscema. É claro, os artistas revezam-se entre os títulos e outros vem substituí-los na sequência, com destaque para Marv Wolfman, que traz excelentes histórias que marcaram época, enquanto Bill Mantlo acaba criando inimigos clássicos, como o Carninça. Algumas edições de PP são desenhadas até mesmo por John Byrne e Frank Miller. Há ainda um terceiro título, MTU, focado em encontros do Aranha com outros heróis Marvel, geralmente com a mesma equipe criativa dos outros dois.

As histórias aqui continuam boas, com Peter evoluindo como personagem, tal como os coadjuvantes. Flash Thompson se torna um grande amigo, Liz Allen volta a aparecer, ele arranja um apartamento na rua Chelsea e os confrontos contra gângsters são uma constante.

  • TA 32: A Volta do Homem-Areia e a aparição do Miragem.
  • TA 33: Aranha, Octopus e Cabeça-de-Martelo em Guerra.
  • TA 34: Aranha, Justiceiro e Noturno, juntos contra o Retalho!
  • TA 35: O Ataque do Mestre-da-Luz.
  • TA 36: O Lagarto Vs. Stegron, o Homem-Dinossauro.
  • TA 37: Homem-Aranha e Tigre Branco no campus da U.E.S.
  • TA 38: Uma vez mais, o Abutre retorna…
  • TA 39: Aranha e Justiceiro contra o Matador.
  • TA 40: Aranha, Flash e Javali contra os Irmãos Poder e… o Monge do Ódio???
  • TA 41: Aranha e Nova numa aventura de ação e mistério.
  • TA 42: O Terceiro Duende Verde!
  • TA 43 e HA 01: A Volta dos Executores / Aranha e Justiceiro contra o Dr. Octopus.
  • TA 70/71/72/73: Grandes Encontros do Homem-Aranha.
  • TA 44 e HA 02: Besouro, Escorpião e Rocket Racer / Aranha e a personificação da guerreira Sonja, juntos contra um mago secular.
  • TA 45 e HA 03/04: Aranha e Cavaleiro da Lua, juntos contra Ciclone! / O Ataque do Dragão Branco e a Formatura de Peter Parker / Aranha, Nick Fury e Viúva Negra contra a Madame Hidra e o Samurai-de-Prata.
  • TA 46 e HA 05: Aranha e Capitão América contra Electro!
  • TA 47 e HA 06: Aranha e Jameson presos por Spencer Smythe… vítimas do Mosca!
  • TA 48: Aranha cego, junto ao Demolidor, contra a Maggia.
  • TA 49: O Confronto definitivo com o Carniça.
  • TA 50 ou HA 11: Surge o Iguana.

Fase 04: A Era de Bronze: 1979 a 1982

O surgimento da Gata Negra marca o início dessa fase, já que ela se tornaria presença constante nos títulos do herói por longos anos. Marv Wolfman, que havia estreado em ASM no último terço da fase anterior, segue em frente aqui, com desenhos de Keith Pollard e Al Milgrom, muito embora fossem logo substituídos por Danny O’Neil e John Romita Jr., que desenharia o Aranha por décadas. PP começa a cargo de Tom DeFalco e Jim Mooney, mas logo passa para Roger Stern e Mike Zeck.

Além da estreia da Gata e das histórias que “preparam terreno” para a parceria dos dois, o início da fase fica marcado pelo reencontro com o assassino do tio Ben, numa excelente história. O Justiceiro aparece cada vez mais histórias, a cada encontro mais e mais insano.

Peter trabalha parte do período no Globo Diário, algo que se iniciou na fase anterior e que mais uma vez nos traz novas personagens, como o amistoso editor Barney Bushkin, a misteriosa K.J. Clayton, a irritante April Maye, o canalha Rupert Dockery e aquele que se tornaria seu rival, Lance Bannon. Mas ele não deixa de aparecer no Clarim, ou seja, não perde o colapso nervoso de Jonah logo no início desta fase, apesar deste ter sido provocado pelo maligno Jonas Harrow. E Ben Urich também começa a aparecer mais vezes na redação, principalmente depois de seu envolvimento com o Demolidor.

A tímida Debra Whitman, apresentada na fase anterior para ser o suposto “interesse romântico” de Peter no lugar de MJ, ganha certo destaque, apesar deles sempre ficarem no mesmo “chove e não molha”. Finalmente, também é aqui que surge Nathan Lubensky, fiel companheiro da tia May, que viveria até os idos da Era Adulta.

Uma curiosidade é que é apenas nessa fase que aparece o verdadeiro nome do Abutre pela primeira vez, detalhe que geralmente passa despercebido pela maioria dos leitores. Apesar da revista “Marvel Team-Up” não trazer, em sua maioria, histórias de grande relevância cronológica, é em uma delas, deste período, que é introduzida a personagem da Capitã Jean DeWolf, figura presente daqui em diante, até sua morte, durante a Era do Uniforme Negro.

É interessante notar que nas fases iniciais, as histórias seguiam, na maioria das vezes, o mesmo padrão: tia May, Clarim, Colégio ou Faculade, e a dose de adrenalina. As coisas começaram a mudar um pouco na fase anterior, mas é aqui que esta mudança fica mais evidente e as histórias ficam mais dinâmicas. Por vezes ficamos várias histórias sem ter notícias da tia May no asilo, mas Peter nunca a esquece. Os problemas com os estudos continuam, agora na pós-graduação. E mesmo voltando a trabalhar para o Clarim com o fim do Globo, Peter não consegue reaver seu emprego, dividindo os freelas com Lance Bannon.

  • TA 51 ou HA 07: Surge a Gata Negra.
  • TA 52 ou HA 08: A Morte da Tia May.
  • TA 53 ou HA 09: O Acerto de Contas com o Assassino de Ben Parker.
  • TA 54 ou HA 12/13: Aranha e Justiceiro, juntos novamente contra o Matador e a Volta do Enxame.
  • TA 55 ou HA 14/15: A Volta da Gata Negra, o confronto com Jonas Harrow e o Verme Mental. 
  • HA 16 ou Drácula Vs. Heróis Marvel 02: Aranha Vs. Drácula.
  • HA 17 ou TA 56: O Surgimento do Lagarto-Aranha!
  • HA 18/19 ou TA 57: Meteoro ataca / A Volta do Quarteto Terrível – Aranha e Quarteto Fantástico unidos. E o encontro com o “menino que colecionava Homem-Aranha”.
  • TA 58: O Abutre! 
  • HA 20 ou TA 59: O Confronto final com Beladona.
  • GHM 18: Surge Karma! E o Aranha se alia ao Dr. Estranho para impedir os planos do Dr. Destino e Dormammu!
  • Superalmanaque do Homem-Aranha: Confrontos com Manto, Adaga e o Cabelo-de-Prata!
  • HA 21: A Macabra Madame Teia!!!
  • HA 23: Homem-Aranha Vs. Namor e o surgimento do Homem-Hídrico.
  • HA 24: A Cura do Homem-Lobo.
  • HA 25: Surge o Contrabandista.
  • HA 26: A Morte do Tigre Branco.
  • HA 27: Homem-Aranha no meio da batalha entre Homem-Areia e Homem-Hídrico
  • HA 28: Da união do Areia e Hídrico surgiu… o Gigantesco Monstro de Lama!
  • HA 29: Os Brinquedos do Terrível Consertador!
  • HA 30: Surge o Halloween…
  • HA 31: Uma vez mais, o Abutre entra em cena.
  • HA 32: A Gata Negra retorna… regenerada.
  • HA 33: A Gata Negra escapa… para a morte?
  • HA 34: O Ataque das Aranhas Assassinas.
  • HA 35: Aranha Vs. Bumerangue, um confronto arquitetado pelo Rei-do-Crime.
  • HA 36: Aranha e Wolverine.
  • HA 37: Aranha tenta deter… o Fanático!!!
  • HA 38: E eis que surge… o Capitão Britânia! 
  • HA 39: Aranha Vs. Cobra e… Myster Hyde!
  • HA 40: A Maldição do Fogo-Fátuo.
  • HA 41: A Morte do Tarântula Original.
  • HA 42: A Cidade Apresenta suas Armas.
  • HA 43: O Ataque do Coruja.
  • HA 44: O Retorno Definitivo da Gata Negra!
  • HA 45: Aranha e Gata, juntos contra Octopus e Coruja!
  • HA 60: A Última Vida da Gata Negra!!!
  • HA 46: Metalóide!!!

Fase 05: Era de Platina: 1982 a 1984

Roger Stern e John Romita Jr. continuam a parceria, que acabaria por criar o Duende Macabro, um dos maiores inimigos do Aranha, com uma identidade que permaneceria em segredo por décadas. Esta é uma fase intermediária, na realidade, por fazer ponte entre a Era de Bronze e a Era do Uniforme Negro. De curta duração, acaba amarrando as pontas soltas da fase anterior e prepara terreno para a próxima.

Sai Debra Whitman, entra Mary Jane… mas a bola da vez é da Gata Negra. E é por causa dela – além das incontáveis contas pra pagar – que Peter acaba largando o curso de Pós-Graduação, nem chegando a começar o segundo ano.

Apresenta histórias medianas, sendo que o destaque fica por conta da insanidade do Justiceiro e a alavancagem da personagem, que neste período acabou ganhando título próprio. Também os sucessivos confrontos com o Duende Macabro já nos dão uma ideia do que esperar para a próxima fase.

É aqui também que o aracnídeo revela sua identidade secreta para a Gata Negra. Interessante notar o “relaxamento” gradual com o cuidado em manter o segredo que os roteiristas apresentam com o passar do tempo. Na primeira fase, como já foi dito, absolutamente ninguém sabia da vida dupla de Peter Parker. Norman Osborn foi o primeiro a descobrir, seguido de George Stacy, mas ambos logo encontraram a morte na fase seguinte. A Madame Teia descobriu na Era de Bronze, e agora é a Gata Negra quem fica sabendo. A lista vai aumentando cada vez mais, mas aqui ainda está em um nível “controlável”.

Por causa das aparições de Macabro, Harry e Liz voltam a aparecer. Embora seu casamento não tenha sido mostrado, ele fica subentendido e Liz aparece grávida do pequeno Normie Jr. É também Macabro que leva Jameson, depois de anos, a confessar publicamente a criação do Escorpião e passar o cargo de editor-chefe para Joe Robertson.

Também é durante esta fase que o aracnídeo finalmente ganha o cargo de Vingador Reserva, depois de ajudar o grupo de heróis contra Rocha Lunar e uma equipe de bandidos.

Finalmente, o herói mergulha de cabeça nas Guerras Secretas, algo que mudaria sua vida para sempre.

  • HA 47: Surge o Duende Macabro! (*)
  • HA 48: O Gladiador!
  • HA 49: Abutre: As Asas da Vingança!
  • HA 50: Octopus, mais mortífero que nunca!
  • HA 51: O Confronto Final com Octopus e o androide mortífero do Pensador Louco.
  • HA 52: A Volta de Mary Jane Watson!
  • HA 53: Aranha, Justiceiro, Manto e Adaga: Caçadores Noturnos!
  • HA 54: Pistas sobre o Duende Macabro e confrontos com o Rei! (*)
  • HA 55: O Julgamento do Justiceiro!
  • HA 56: O Teste do Duende Macabro. (*)
  • HA 57: Aranha Vs. Maça!
  • HA 58: Poder para o Duende Macabro! (*)
  • HA 59: A Reação da Gata Negra com a revelação da identidade do Aranha!
  • HA 61: Aranha e Gata Vs. Hyde e Cobra.
  • HA 62: Teias!!!
  • HA 63: Quatro Grandes Encontros do Herói: Mortalha, Homem-Máquina, Nick Fury e Homem-Coisa!
  • HA 64: Um Recomeço para o Homem-Areia.
  • HA 65: Aranha e Novos Mutantes.
  • HA 66: Homem-Aranha: O Novo Vingador!!!
  • HA 67: Kraven e Tigressa contra o Homem-Aranha.
  • TA 72 – segunda história: Depois de Equinox, vem o Superskrull! 
  • HA 68: “Câmera Indiscreta”.
  • HA 69/70: Confronto Mortal com o Duende Macabro… e a entrada nas Guerras Secretas!!! (*)
  • (*): Resumidos em TA 60 e 61
  • TA 62/63/64/65/66: Guerras Secretas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s