[Jogos Clássicos] Kid Chameleon: detonado, guia completo, recordes e muito mais

Kid_Chameleon_CoverartChega a escorrer uma lágrima sempre que lembro deste jogo, que sempre preencheu as minhas tardes da infância. Eu já havia feito um post sobre ele em 2009, mas até então eu ainda não sabia sobre outros projetos feitos por gamers e sobre os recordes mundiais. Então, é hora de dar uma atualizada no manual do jogo, falar sobre as novidades e recordar uma vez mais esse clássico!

Em 1992, a SEGA lançaria um dos mais mais icônicos games da era Mega Drive. Na época, muitos se aventuravam pelas fases que pareciam intermináveis, mas poucos conseguiam superar o desafio de chegar até o fim. E menos ainda conseguiam dominar o jogo com maestria, descobrindo seus segredos, caminhos secretos e estratégias. Eu era um desses aficionados e cheguei até a desenvolver um manual do jogo. Isso porque anos depois eu acharia num sebo um detonado muito mal feito da revista Supergame e, inconformado, resolvi fazer o meu próprio.

Diziam que Kid Chameleon tinha mais de 100 fases. Era verdade, mas isso se você contar as Elsewheres, que eram pequenas fases de bônus onde você iria para pegar vidas, continues ou apenas pegar atalhos entre uma fase e outra. E havia também as fases alternativas, mais ou menos umas 15. Descontando essas, era possível fechar o jogo passando por mais ou menos 56 fases.

kidchameleon

No jogo, você se transformava em 9 personagens com poderes e características distintos e precisava variar entre eles para passar de fase. Os chefes eram cabeças gigantes que precisavam ser derrotadas pulando-se em cima delas. Ao todo, eram 4 chefes e os caminhos para chegar até eles eram os mais variados, sendo que existiam também alguns atalhos que você poderia pegar para evitá-los.

Recentemente, descobri na Wikia do Kid Chameleon que alguns gamers mais aficionados desenvolveram projetos próprios utilizando a ROM original do game. Um dos mais legais é Kid Chameleon: Heady Metal’s Revenge, criado por um certo Daniel Rios. O cara teve a manha de criar tantas fases quanto o jogo original e de fazê-las ainda mais difíceis. Saca só o mapa de fases da criança:

Kid_Chameleon_Heady_Metal's_Revenge_Map_Route

Também foi fuçando o youtube que descobri alguns world recordes. Atualmente o recorde mundial de maior pontuação pertence a Winslinator:

E o recorde de speedrun é de Eighteen Spikes:

Eu resolvi entrar na brincadeira e tentar o recorde também. Winslinator mantém uma página onde os recordes são registrados, dividindo-os em categorias:

  • High Score: pontuação mais alta utilizando o cheat de 100K (*) e os glitchs disponíveis no jogo. Não são permitidos hacks ou códigos game genie.
  • No 100K High Score: pontuação mais alta sem utilizar o cheat de 100K, permitindo-se o uso dos glitchs.
  • Plethora Cheat High Score: pontuação mais alta utlizando-se o cheat de ir direto ao Plethora na Blue Lake Woos II, permitindo-se o uso dos glitchs.
  • “Glitchless” High Score: pontuação mais alta utlizando-se o cheat de 100K, mas sem o uso de glitchs.
  • No 100K “Glitchless” High Score: pontuação mais alta sem utilizar nenhum cheat e nenhum glitch.
  • Plethora Cheat “Glitchless” High Score: pontuação mais alta utlizando-se o cheat de ir direto ao Plethora na Blue Lake Woos II, mas sem o uso dos glitchs.

(*) O cheat 100K é um atalho que pega-se na Under Skull Montain 1, pulando-se direito para a Woods of Dispair I. Fazendo-se isso automaticamente ganha-se 1 milhão de pontos.

Decidi fazer dois vídeos, um para a categoria “No 100K Glitchless High Score” e outra para a High Score. Na primeira consegui bater o recorde e na segunda até que fui bem, mas acabei ficando em segundo lugar:

Enfim, se um dia eu tiver tempo eu tento de novo. E quem quiser baixar o manual atualizado, nele eu dou detalhes sobre as fases do jogo, mapas, cheats, glitchs, códigos game genie tudo mais. Enjoy!

 

Anúncios

2 comentários sobre “[Jogos Clássicos] Kid Chameleon: detonado, guia completo, recordes e muito mais

  1. Hercules Dias Campos

    Sugestão: deixe o “how to” para o 100k trip (que leva da Under Skull Mountain pra Woods of Despair)… Lembro-me de que envolve conseguir muitos pontos nas primeiras fases (os bônus por tempo/no prize/no hit), passar no Elsewhere 1 pegar o ciclone pra alcançar a área com as caixas de 10 mil pontos… mas não me lembro da mecânica toda.

    Também tem o caminho direto para o último chefe logo na Blue Lake Woods II, logo acima da bandeira da fase… acho que são atalhos que vale à pena mencionar.

Deixe uma resposta