Murdered: Soul Suspect

Murdered Difícil pensar em um bom jogo de investigação. Murdered consegue inovar o gênero ao colocar a história sob a perspectiva de alguém que já morreu. Vamos saber o porquê?

Salvo alguns jogos antigos e até meio bobinhos, não consigo pensar num jogo cujo gênero seja EXCLUSIVAMENTE de investigação. O mais recente e que se aproxima mais do que estou querendo dizer talvez seja L.A. Noire, jogo muito bom que se passa na Hollywood dos anos 40 e que tornou os interrogatórios uma parte essencial do jogo.

Murdered: Soul Suspect é bem diferente. O jogo começa com o seu próprio assassinato: você é um detetive de polícia que, ao investigar um crime, acaba sendo arremessado pela janela de um prédio (referência a Watchmen?). Em seguida você se torna um espírito, mas não pode seguir em frente enquanto não solucionar o próprio crime. E para fazer isso você frequentemente precisará possuir pessoas, podendo influenciá-las, ler suas mentes e outras coisas mais.

A grande inovação do jogo está justamente no aspecto sobrenatural, no qual você pode atravessar paredes, se teleportar e até possuir gatos quando precisar se locomover no plano físico. Não, você não voa – tem até uma piada sobre isso em uma parte do jogo – e convenientemente, não são todas as paredes que você pode atravessar. O que soa meio idiota, muito embora exista uma explicação plausível para isso.

No entanto, se você espera um jogo de ação, esta não é sua praia. Até tem uns demônios que tentam sugar sua alma e em certos momentos representam um certo desafio, mas a ação do jogo é quase inexistente. O objetivo é investigar cenas de crime, descobrir o que aconteceu e seguir perseguindo o bandido. E nesse sentido os cenários acabam criando todo um clima de suspense, de forma que apesar do jogo ser meio parado, você fica instigado a seguir em frente para descobrir que diabos está acontecendo.

E é por isso que eu digo que o jogo é bom, por conta de sua história muito bem bolada, com um final BEM bacana. Vale a pena. Também não é muito difícil conseguir os achievements do jogo, sendo a maioria relacionada com itens que você vai pegando durantes as investigações e desvendando histórias paralelas. Se você for bom explorador, é possível que consiga 100% logo na primeira jogada. E em Murdered, você precisa ser.

Anúncios

Deixe uma resposta