
Já está no ar nosso novo projeto no Catarse: Uma Moeda ou um Beijo!
Em Curitiba, nos anos 70/80, Gilda era um morador de rua que se vestia de mulher para pedir seus trocados. Ficou famosa por usar seu jargão “me dá uma moeda senão eu te dou um beijo”, o que amedrontava os transeuntes mais desavisados.
Querida e odiada, Gilda foi uma figura famosa do centro da cidade, nos arredores da Boca Maldita. Histórias para contar é que não faltam sobre ela: se perguntar aos mais antigos, qualquer um vai contar alguma passagem hilária ou trágica que envolva ela.
Gilda adorava o Carnaval, mas levou um chute na boca e acabou sendo presa em um deles. Quase levou tiro. Foi esfaqueada, espancada, passou frio, ficou doente, foi destratada e marginalizada. E quando morreu, boatos é que o que não faltaram sobre o que teria acontecido.


Falavam de overdose, de doença, de cirrose, de ter sido assassinada, cada um conta uma história diferente. E para desvendar esse mistério de uma vez por todas, acompanharemos sua história através dos olhos de um detetive, contratado para investigar sua morte. E enquanto acompanhamos sua jornada, somos apresentados a flashbacks sobre a conturbada vida de Gilda.
Misturando fato e ficção, Uma Moeda ou um Beijo tem roteiro de Leonardo Melo, arte de André Caliman e já está disponível para apoiar no Catarse. A previsão de lançamento é em setembro, durante a Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Um comentário em “Uma Moeda ou um Beijo: A história de Gilda”