Apesar de ser uma história “original”, WandaVision buscou inspiração em algumas coisas que realmente aconteceram nas HQs. Talvez mesmo os marvetes de carteirinha não se lembrem, mas Agatha Harkness teve um papel fundamental no desenvolvimento dos poderes de Wanda.

Grandes Heróis Marvel 10 – A Origem do Visão! (dezembro de 1985)

Se você lembra dessa, é porque já está com vários cabelos brancos na cabeça, né, filhote? Essa edição é particularmente interessante (e você ganhava 2 tatuagens, olha só!) por vários aspectos. Além de mostrar o ápice do treinamento da Feiticeira Escarlate sob a tutela de Agatha Harkness (sim, nos quadrinhos ela não era vilã e ajudou os heróis em inúmeras ocasiões), acompanhamos a jornada do Visão descobrindo suas origens.

Nos quadrinhos, ele fora criado por Ultron, mas somente nessa edição ele descobre que o corpo utilizado pertencia ao Tocha Humana original. Para quem não sabe, o Tocha original não era aquele do Quarteto Fantástico, mas sim um andróide, considerado, junto com o Namor, como o primeiro super-herói da Marvel, criado em 1939. No MCU, esse androide aparece de relance em uma cena de Capitão América – O Primeiro Vingador.

Enquanto o sintozóide desvenda os mistérios sobre sua própria identidade, o resto dos Vingadores também faz uma viagem ao passado, para entender a origem do conflito Kree-Skrull. Nessa história, descobrimos que os Skrulls eram pacifistas até que um experimento social envolvendo os Krees e uma raça de homens-planta chamadas de Cotatis pôs tudo a perder.

Detalhe: após o filme da Capitã Marvel, tinha um monte de marveco reclamando da “descaracterização” dos Skrulls. Puff! Não conhece da história, né, pequeno gafanhoto? E a edição traz ainda a história de Mantis (dos Guardiões da Galáxia) e muitas outras curiosidades sobre Thanos e outros personagens relacionados a ele. E pra fechar com chave de ouro, ainda tem o casamento do Visão com Wanda (ou Vanda?). Edição que marvete algum deveria deixar de ler!

Grandes Heróis Marvel 38 – A Nova Fase dos Vingadores da Costa Oeste! (dezembro de 1992)

John Byrne é um cara de altos e baixos, mas já produziu muita coisa de qualidade. Sua fase nos Vingadores da Costa Oeste é muito boa, mas onde quer que o cara passe, ele provoca mudanças. Aqui não é diferente e ele resolve atacar o Visão, desmentindo toda essa história de que o corpo dele pertencia ao Tocha Humana original. Ao mesmo tempo, uma organização formada pelas maiores superpotências do mundo sequestra o herói e o desmonta.

A justificativa foi a de que eles temiam que o Visão pudesse tomar o controle de seus computadores e provocar uma guerra ou algo assim. Hank consegue reconstruí-lo, mas sob a forma do Visão branco, destituído de memória e de emoções.

Capitão América 170/171 (junho/1993)

Não muito tempo depois, essa história do Visão e do Tocha foi esclarecida e foi dito que Ultron na verdade havia utilizado apenas os moldes do androide e não seu corpo original. A fim de solucionar de vez esse mistério, os Vingadores vão ao local onde ele supostamente estaria enterrado e Wanda acaba trazendo o Tocha original de volta à vida.

Na mesma edição, Agatha Harkness retorna, pois sabe que há algo de errado com os filhos do casal, uma vez que eles só existem quando Wanda pensa nos dois. Antes que se possa esclarecer o mistério, no entanto, o vilão Pandemônio sequestra os garotos. Na edição seguinte, Wanda descobriria que seus filhos eram, na verdade, fragmentos da essência de Mefisto. Daí as teorias de alguns fãs de que o cramunhão apareceria na série, o que não se concretizou.

Tudo isso, é claro, foi minando cada vez mais a estabilidade emocional da Feiticeira Escarlate. Mas isso já é outra história e como sabemos, nos quadrinhos, nada é definitivo…

Um comentário em “Três HQs das antigas pra entender melhor WandaVision

Deixe uma resposta